Este post está relacionado com problemas no Modem D-Link 500B. As informações que aqui contém eu tirei da internet e outras foi por experiência própria. O post será editado sempre que uma informação nova e útil for encontrada seja nos comentários abaixo ou em outros fórums.
Lembre-se: A cada alteração nas configurações do modem não esqueça de clicar em Management “Save/Reboot”
O B do “DSL-500B“ é de Broadcom
Aqui tem um emulador do firmware do 500B
Telemar: VPI:0 VCI:33
GVT: VPI:0 VCI:35
-> Led ETHERNET apagado?
- Solução: Verifique se os cabos estao bem conectados -
- Resete o modem por 10 segundos e desligue por 30 segundos
- Verifique se a placa de rede esta ativada
- se for possivel inverta as pontas do cabo de rede (amarelo ou azul)
- Testar cabo de rede pra ver se está Ok.
- Afastar dos fios de energia
-> LED ADSL apagado?
- Solução: Resete o modem e verifique o LED ADSL
- Alterar modulação do Modem
- Inverta as pontas do cabo ADSL (telefone)
- Desligue o modem por 30 segundos
- Sinal chegando muito fraco (fica piscando o LED)
- Se após tudo isso nao der certo, realizar atualizaçao do firmware (www.dlink.com.br/suporte)
-> Queda de Conexão:
- Solução: Temperatura do Modem (AQUI)
- Atualizar Firmware (AQUI)
- Modulação
- Modem Travando (Análisar o topico de modem travando e desabilitar as funções lá)
- Problemas com Atenuação e SNR Margin (logo abaixo)
- Deixar Estabilizador Ligado do computador pra ver se ele perde a conexão (roteamento) ao desligar
- Analisar os Pings pra ver se quando perde a conexão cai e o modem não consegue estabelecer mais a conexão
- Velox detectando que está com numero empresarial ou está em modo router (Ja li sobre isso em algum canto, mas nao lembro onde)
- Trocar Filtro de linha (de todos os telefones, lembrando que no modem nao pega o microfiltro - filtro de linha)
- Observar se a internet cai apos algum outro PC se conectar na internet ou abrir algum programa, como exemplo o Skype ou Emule
- Desconectar os tels da tomada e ver se vai cair a internet
- Os outros PC´s ficam sem internet quando você ta baixando um arquivo ou vendo video no Youtube? Se for um roteador que estiver discando, analisar o QoS dele e do modem. Deixar só um ativo
-> Modem Travando?
- Reinicie o modem e verifique o uso de memória do mesmo via telnet, através do comando sysinfo.
- Desative alguns serviços do modem (Só desative os que você não for usar, se não sabe quais os que usa então pode seguir a sequencia ai)
- QOS (que fica nas configurações da conexão Wan)
- Management -> System log Configure Systemlog -> Disable
- Management -> SNMP Agent -> Disable
- Management -> Internet Time -> Desmarca “Automatically synchronize with Internet time servers”
- Management -> Access Control -> Deixa só o HTTP habilitado no Lan e Wan
- Temperatura…Esquentando d+
-> Modem não conecta:
- Solução: Analisar o Devaice INFO, Pode aparecer no status PPPdown ou Autentication Failure, ambos podem ser usuario ou senha errados
- Desativa o DHCP Server e tente sincroniza-lo (ou seja, conectar)
-> Alterar modulação do 500B
- Solução: Advanced Setup > DSL > DSL Settings – Deixar habilitado só o “G.Dmt Enable”, caso nao funcione habilite “G.Lite Enabled” > Managemente > Save/Reboot (Caso nao pegue uma tente a outra caso nenhuma tente as duas)
-> Alterar DNS ou Setar um fixo:
- Solução: Advanced Setup / DNS / DNS Server e Desmarcar a opção: Enable Automatic Assigned DNS e colocar o DNS Primário e Secundário Correto.
- Obs.: O 500B GII vem com um DNS Fixo e por isso as vezes não conecta ou causa queda de conexão. Atentar para isso.
-> Informações Adicionais:
Power -> Indica que o modem está ligado
ADSL -> Indica que está recebendo sinal ADSL em sua casa
DATA -> Indica a transferência de dados entre o Modem e a central telefônica
Ethernet -> Indica a transferência de dados entre o Modem e o seu computador
O led Power deve estar aceso constatimente
O led ADSL deve estar aceso constantimente tbm
O Led DATA e o Ethernet tem que piscar quando você “usar a internet” (transferir dados).
Caso seu modem esteja em Bridge, é normal que os 4 leds fiquem acesos até que você conecte-se.
-> Dicas:
~ Dica: Para saber se o modem está com problemas você pode tirar o cabo de rede e ver se a conexao coma internet vai cair, se não cair o modem está com problema. Atentar para as luzes acesa
~ Dica: Quando for fazer alguma alteração no modem desconectar ele do switch e ligar ele direto no PC desativanto anti-virus, Anti-spyware, Firewall etc.
~ Dica: Se não conseguir acesso através do browser você pode tentar pelo DOS.
~ Dica: Sempre analisar os filtros de linha para ver se estão bons.
~ Dica: Se quando desligar o modem ou esperar, ai ele volta ao nomral (conecta normal) então é Modulação
~ Dica: Se o DHCP não estiver ativo, porém não etiver funcionando pode ser a fonte do seu modem (sim, a que liga ele na energia)
~ Dica: Se estiver tudo conectado mas não ta conseguindo navegar, atente para o DNS setado no modem ou no computador ou no roteador que disca
~Dica: Analise também sua linha telefônica aqui
~Dica: Os downloads estão normais mas as páginas estão demorando muito para abrir ou então carregando pela metade? Veja se tem cabo de rede passando junto com fio de energia